Tipos de reparação de veículos: Rotina, médio, revisão

O primeiro período de implementação do sistema de manutenção preventiva caracterizou-se pela execução obrigatória não só de manutenção, mas também de reparações em determinados períodos e com um certo volume de trabalho. Contudo, a experiência dos condutores demonstrou que apenas a manutenção deve ser obrigatória em termos de frequência e quantidade de trabalho, e o tempo entre reparações e a quantidade de trabalho para certos tipos de reparações deve ser fixado como valores médios, tendo em conta as realizações dos condutores avançados.

O sistema preventivo planeado de reparação consiste no facto de que para o carro de cada marca e os seus agregados é estabelecido um tempo mínimo entre reparações. Os veículos que ultrapassaram o tempo estabelecido entre reparações não são colocados em reparações mas são submetidos a uma inspecção técnica minuciosa por uma comissão especial, a fim de estabelecer a necessidade real de reparações. Se o estado técnico do veículo não indicar a necessidade de reparações, será permitido continuar a ser utilizado durante um período de tempo fixo. No final deste período, o veículo é novamente inspeccionado, é decidida a necessidade de reparações ou é concedido novamente um período mais longo de utilização sem reparações.

O sistema de manutenção preventiva prevê três tipos de reparação

  • actual
  • médio
  • remodelação

Manutenção regular de veículos

A reparação de rotina é feita apenas a pedido entre turnos e destina-se a eliminar os defeitos causados pelo desgaste natural, bem como a má condução e manutenção do veículo.

A necessidade de reparações em funcionamento é identificada pelo condutor quando o veículo é operado na linha e quando é reparado.

Os seguintes trabalhos básicos são realizados durante a reparação actual (para unidades individuais):

  1. Motor – substituição de anéis de pistão, pistão, pino de pistão, bucha de biela, válvulas; substituição de correia de ventilador e bomba de água; aperto de rolamentos, substituição de casquilhos e lapidação de válvulas.
  2. Embraiagem – substituição de revestimentos de embreagem, rolamento de desengate da embreagem, molas e ajuste da embreagem.
  3. Transmissão – Desmontagem parcial, reparação com substituição de peças individuais e remontagem.
  4. Engrenagem cardan e eixo traseiro – substituição da junta cardan, chaveta, vedante de óleo e porca de meio eixo, ajuste dos rolamentos e malha da engrenagem principal.
  5. Rodas, cubos e travões – desmontagem dos cubos, substituição e ajuste dos rolamentos; desmontagem dos travões, repavimentação das sapatas de travão, descascamento das sapatas, substituição do tambor de travão e das barras de pressão, ajuste do mecanismo de travagem e do seu accionamento.
  6. Eixo dianteiro e direcção – desmontagem completa do eixo dianteiro, substituição de casquilhos, pino mestre, rolamentos e alavancas do pino mestre; desmontagem, reparação, montagem e ajuste da direcção.
  7. Cabina, plataforma e guarnição – substituição da capota, ganchos laterais, dobradiças das portas; fixação de pára-lamas, guarda-lamas, tábuas de corrida, laterais da carroçaria e janelas, substituição das tábuas de corrida e respectivos suportes.
  8. Moldura, molas-folha e silenciador – substituição de molas-folha, pinos-folha, estribos, brincos, buchas-folha, silenciador e suporte de placa numérica.
  9. Radiador – substituição do radiador, revestimento e mangueiras.

Reparações médias

Uma revisão média é realizada conforme necessário, mas não antes da quilometragem definida antes da revisão média, que é 50% da quilometragem antes da revisão média. O âmbito da reparação média de automóveis antigos de marca (ZIS-5 e GAZ-MM) inclui uma revisão do motor, eixo dianteiro (não condutor) e direcção; reparação média da caixa de velocidades e do eixo traseiro e reparações correntes de outras unidades e mecanismos. O âmbito da reparação média das marcas de automóveis novos (GAZ-51, ZIS-150, M-20, etc.) inclui uma reparação média do motor, da caixa de velocidades e do eixo traseiro e a reparação em funcionamento de outras unidades e mecanismos.

Durante a reparação média são efectuados os seguintes trabalhos básicos (em unidades individuais):

  • Motor – desmontagem do motor, substituição de camisas ou montagem e aperto de rolamentos, moagem, polimento e ajuste de válvulas, limpeza de incrustações, substituição de pistões, anéis de pistão e pinos, substituição de tubagem de entrada e saída e volante de inércia, montagem e colocação em funcionamento do motor na bancada.
  • Embraiagem – desmontagem, reparação com substituição de peças individuais, montagem e ajuste.
  • Transmissão – desmontagem da transmissão, inspecção, reparação e substituição de peças separadas, montagem da transmissão.
  • Engrenagem cardan – desmontagem de juntas cardan, lavagem e inspecção de peças, reparação com substituição de peças, e montagem de engrenagens cardan.
  • Eixo traseiro – Desmontagem do eixo traseiro, descarga de componentes e peças, reparação e substituição de engrenagens individuais.
  • Eixo dianteiro e direcção – desmontagem completa do eixo dianteiro, reparação com substituição de peças e montagem; desmontagem, reparação, montagem e ajuste da direcção.
  • Armação, cabina e plataforma – fixar suportes para armação, retirar o silenciador, limpá-lo e instalá-lo, remover molas foliares, mudar as buchas e os pinos das molas foliares, instalar molas foliares no lugar; verificar e fixar a cabina, substituir e fixar fechaduras das portas, puxadores, dobradiças, verificar o estado do limpador de pára-brisas, estofar o tejadilho da cabina, fixar guarda-lamas, pára-lamas, pranchas de corrida, tábuas, ganchos laterais e cantos da plataforma.
  • Montagem de veículos – instalação do eixo dianteiro, motor, direcção, electricidade e acessórios.

Se não for possível remediar defeitos da unidade no local, é permitido remover a unidade da moldura.

Reformulação

Uma revisão também é efectuada quando necessário, mas não antes da quilometragem estipulada. Toda a revisão consiste em desmontar a revisão completa, classificar as peças inutilizáveis e repará-las ou substituí-las. Após a conclusão da montagem e ensaio dos subconjuntos, o veículo é montado e ensaiado na estrada.